Chania – A cidade mais pitoresca de Creta

Chania – A cidade mais pitoresca de Creta

28 Setembro, 2016 0 Por Piki

Se pesquisarem no Google por praias em Creta, os primeiros resultados que vos aparecem são Balos e Elafonissi. Se estiverem na ponta oposta da ilha, como eu estava, vão concluir que mais vale passar uma noite ou duas numa cidade perto destas praias, do que estar a fazer tudo à pressa e não aproveitar nada de jeito. Nós optámos por ficar em Chania, a segunda maior cidade em Creta e alugar uma casa pelo Airbnb.

Tal como vos disse no post anterior, o ideal é alugarem um carro para estarem à vontade e poderem percorrer a ilha de uma ponta à outra e aproveitar tudo ao máximo. Se quiserem visitar Balos e Elafonissi é mesmo o mais indicado e valem muito a pena estas duas praias.

Se virem no mapa, o aeroporto principal de Creta fica em Heraklion, de Heraklion a Chania são mais ou menos 140Km. A distância não é muita, mas o problema é que as estradas na ilha têm muitas curvas e muitas vezes passamos por dentro de localidades, o que nos leva a abrandar a velocidade… Para se chegar a Chania (vindo de Heraklion) demora-se cerca de 2h30,mas tal como vão ver, vale muito a pena passar algum tempo na cidade!

Nessa manhã saímos cedo para irmos direitinhos a Balos Beach, aproveitarmos todo o dia de praia e ao final da tarde irmos até Chania recolher a chave da “nossa” casa e conhecermos um pouco a cidade.

Devo dizer-vos que Balos é um paraíso que fica para contar noutro post, saímos de lá muito tarde e chegámos a Chania já perto das 20h!

Assim que nos fomos embrenhando pelo bairrinho a pena de só ficarmos uma noite e de termos chegado tarde foi-se instalando… Chania é uma cidade linda e a zona antiga onde alugámos a casa, é ainda mais peculiar, cheia de cantinhos e casas coloridas, lojinhas por toda a parte, restaurantes e gente gira e bem disposta em cada esquina. Lá encontrámos a nossa casa e depois de nos darem a chave, adorámos tudo! A melhor parte de tudo, a dona da casa informou-nos que o casal que iria ficar na casa na próxima noite, tinha desmarcado e que tinha a noite seguinte livre, escusado será dizer que passámos duas noites em Chania e para o ano quase arrisco a dizer que passo lá uma semana inteirinha! 🙂

airbnb_chania2

airbnb_chania

airbnb_chania1

A cidade é super romântica, com um estilo de arquitetura bastante pitoresco, fez-me lembrar imenso Trastevere em Roma. Achei muito segura e mesmo à noite passar nos becos mais escuros perto do porto não mete medo nenhum…

Definitivamente é uma cidade que se deve conhecer a pé e por mais cansados que estejam à noite, vale a pena sair para passear e beber um copo perto do porto. O luar refletido nas águas tranquilas e super cristalinas do porto é mesmo brutal! Para além disso há bares muito giros e o ambiente noturno é ótimo! Um dica, para jantarem nos restaurantes do porto, reservem mesa, como é uma zona bastante turística, podem ter de esperar um bom tempo por mesa se não tiverem reserva.

chania

chania1