Um dia em Atenas – Acrópole e Plaka

Um dia em Atenas – Acrópole e Plaka

31 Agosto, 2016 1 Por Piki

O segundo dia na Grécia foi marcado pelo tocar cedinho do despertador, 7h da manhã e toca a despachar para apanhar o comboio até Atenas.

Chegámos a Atenas perto das 9h da manhã e fomos até ao Parlamento Helénico, na Praça Sintagma. Tivémos a sorte de chegar 10 minutos antes do render da guarda e ainda conseguimos ver os Evzones (nome dado aos membros da guarda presidencial grega) a fazerem a troca de turnos em frente ao túmulo do soldado desconhecido. É uma cerimónia engraçada de se ver, porque além de ser diferente em todos os países, aqui os militares têm uns fatos tradicionais muito peculiares e a os próprios movimentos dos guardas são algo cómicos.

Evzones

De seguida e sob um calor abrasador, fomos até à Acrópole!

A Acrópole é um dos ícones da Grécia e a primeira coisa que nos lembramos de imediato quando pensamos no país, é um dos locais mais visitados do mundo e a maior atração na capital grega. Com templos milenares e onde se nota a riqueza e ostentação vividas na “idade de ouro” de Péricles. Se quiserem saber um bocadinho mais sobre a história da grécia antiga, não deixem de consultar este link da wikipédia que está super completo.

A visita à Acrópole começa lá em baixo, e é necessário subir a colina sagrada que se ergue 150 metro acima do nível do mar para verem o famoso Partenon. Pelo caminho existem outros templos e o imponente Teatro de Dionísio. Infelizmente com a Grande Guerra Turca, muitos dos templos sofreram grandes danos, no entanto a beleza e imponência daquele local é simplesmente brutal e a vista de 360º sobre a cidade de Atenas é digna do esforço. Eu aconselho a levarem água fresca e calçado confortável pois custa um bocadinho subir a colina com 38º ao sol no pico do verão.

IMG_20160811_130334_HDR

_fasfdsfcse

 

Acropole6

Nós visitámos ainda o Museu da Acrópole que se situa a cerca de 300 metros da Acrópole. O bilhete custa 5€ e lá vão encontrar vários artefactos e esculturas descobertos durante as escavações da Acrópole e ainda vão poder ver muitas das esculturas verdadeiras que se encontravam na Acrópole, pois a partir de 1975 o programa de conservação dos monumentos da Acrópole (o Partenon, o templo de Atena Niké e o Erecteion) decidiu que as esculturas originais que ainda existiam nas ruínas iam começar a ser transferidas para o museu, sendo substituídas por réplicas. Portanto, é uma visita a não perder e o fresco do ar condicionado vai saber-vos pela vida! 😉

IMG_20160811_141948_HDR

IMG_20160811_143223_HDR

IMG_20160811_143025_HDR

Após esta tour didática, fomos almoçar ao bairro de Plaka, um dos bairros mais pitorescos e coloridos da cidade de Atenas e que fica bem perto da Acrópole. Almoçámos no restaurante Diogenes, onde a comida era boa, eu provei Moussaka e estava excelente, no entanto o serviço deixava um bocadinho a desejar, mas a praça onde o restaurante está é muito gira. Depois percam-se pelas ruas labirinticas de Plaka, tirem muitas fotografias e comprem uma ou outra lembrança! 🙂