Primeiro dia na Grécia e Ekmék Kataifi para sobremesa

Primeiro dia na Grécia e Ekmék Kataifi para sobremesa

10 Agosto, 2016 0 Por Piki

Já estamos na Grécia! Yeeaahhh!!

Primeiro dia em terras gregas é para descansar, nada de grandes passeios por hoje, chegámos de madrugada e ainda estamos a recuperar baterias! Os voos tiveram alguma turbulência, por isso pouco descansei a bordo, mas foi muito giro porque ainda assistimos a uma trovoada sob o mediterrâneo, estávamos por cima das nuvens e por baixo do avião víamos as nuvens repletas de flashes e relâmpagos! Um bocadinho creepy para quem tem medo de trovoadas, como eu, mas ao mesmo tempo magnético e não consegui tirar os olhos da janela do avião.

Estamos cá há poucas horas, mas uma coisa que posso já afirmar é que as pessoas são extremamente amistosas e hospitaleiras, um pouco como os portugueses, e adoram comer e beber! Já aprendi algumas palavras novas e essenciais, olá a todos – geiá sas; obrigado – euxaristo; sim – naí; não – óxi e mais uma quantas que o primo mais novo do nosso amigo nos está a ensinar. Escusado será dizer que é um fartote de rir, irmos a um supermercado e ele repetir todas as coisinhas que vai vendo nas prateleiras e pela rua e fazer-nos repetir 100 vezes até dizermos certinho!

Posto isto, hoje o que vou partilhar convosco, é esta receita que a mãe do nosso amigo nos fez para sobremesa e que adorei. Chama-se Ekmék Kataifi e é uma sobremesa grega mas na qual notamos claras influências da cozinha turca. Eu já tinha provado num restaurante turco em Lisboa, mas esta é diferente, menos doce e muito fresca. A base são os nossos “cabelos de anjo” e depois têm uma camada cremosa de leite e manteiga, coberta com pistachios e amêndoas cortadas em pedacinhos pequenos, vai ao frigorifico e é uma delicia que vale a pena experimentar e provar.

Hoje à noite vai ser churrasco, por isso mais receitas virão para o blog! 😉