Receita de Hambúrguers vegan

Receita de Hambúrguers vegan

13 Abril, 2016 0 Por Piki

Com a chegada da Primavera, que começa agora a fazer-se notar, apetece fazer refeições mais “leves” e saudáveis, certo?
Hoje deixo-vos uma receita que sugeri ao meu querido esposo, porque achei tão fácil, que ele seria mais do que capaz de cozinhar aquilo – e ele até não se safou nada mal!

Ingredientes:

2/3 flores de bróculos sem as partes mais grossas
2 dentes de alho picados
2/3 ovos
3 colheres de sopa bem cheias de cebolinho
Uma taça de pão ralado
Um taça de queijo cheddar ralado
Sal qb

Modo de confeção:

Coloque ao lume uma panela com água e sal; separe os ramos dos bróculos e quando a água estiver a ferver, coloque os bróculos na panela e deixe cozer por 5 minutos.

Escorra e deixe arrefecer um pouco, corte os bróculos até ficarem bem picadinhos, coloque numa taça e junte os ovos, o pão ralado, o cebolinho, o alho, o queijo ralado e um pouco de sal a gosto. Envolva tudo com as mãos para conseguir sentir se a textura lhe parece bem, deve ficar consistente de modo a conseguir moldar pequenos hambúrguers e eles não se desfaçam. No caso de não lhe parecer muito consistente, junte mais um pouco de pão ralado, mas não muito para não correr o risco dos hambúrguers ficarem “maçudos”.

Reserve um pouco no frigorífico, cerca de 10minutos.

De seguida forme pequenos hambúrguers, forre um tabuleiro de forno com papel vegetal, e salpique com um pouco de azeite (só mesmo para não agarrarem ao papel), disponha-os no tabuleiro e cozinhe no forno por cerca e 15/20min a 180º. Também os pode congelar e cozinhar só na altura da confeção, ficam logo com algumas refeições pré-preparadas para aqueles dias que chegamos exaustos a casa e nem temos tempo para pensar em cozinhar…

Uma dica menos healthy e não vegan, mas que torna os hambúrguers ainda mais apetitosos, é juntarem ao preparado pedacinhos de linguiça picada bem pequenina, ou azeitonas e fazerem o resto do processo todo igual. Fica delicioso!

Sirvam com uma boa salada e comam sem culpas! 🙂

Hamburguer broculos